sábado, 8 de abril de 2017

EDUCAÇÃO TRANSFORMAR Para estudantes, escola deve valorizar o protagonismo do aluno

Evento 'Transformar 2017' sobre inovação na educação ocorre nesta terça-feira em São Paulo com painéis que reúnem especialistas do Brasil e de outros países

Painéis ocorrem simultaneamente no 'Transformar 2017' (Foto: Isabela Palhares/Estadão)
Painéis ocorrem simultaneamente no ‘Transformar 2017’ nesta terça-feira em São Paulo (Foto: Isabela Palhares/Estadão)

Por Isabela Palhares
SÃO PAULO – O evento “Transformar 2017” sobre inovação na educação começou nesta terça-feira, 4, em São Paulo, com uma mesa em que cinco estudantes, de escolas públicas e particulares de diferentes Estados brasileiros, falaram sobre a “escola que desejam”.
Para os jovens, a escola ideal deve aproveitar o seu entorno para tornar o ensino mais interessante, deve valorizar o protagonismo do aluno e estimular que cada um desenvolva suas habilidades individuais.
Eles também falaram sobre a relação ideal com os professores.
Na avaliação deles, não deve haver hierarquia dentro da sala de aula e o professor não deve achar que ele é o único “detentor de conhecimento”. “O bom professor é aquele que trata o aluno de igual para igual”, disse uma das alunas.
‘Transformar’. O evento ocorre durante toda esta terça-feira com painéis em que professores e especialistas, brasileiros e de países como os Estados Unidos e Indonésia, falam sobre práticas pedagógicas e experiências escolares inovadoras.
Nas palestras, são abordados assuntos como o ensino com jogos, aprendizagem com a mão na massa, novas formas de avaliação, competências para o século 21 e a transformação da escola pela tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário