sábado, 22 de outubro de 2016

Ex-presidente da Azul diz o que falta ao universitário brasileiro

pedro-janot
Para Pedro Janot, o jovem deveria olhar para o conteúdo ministrado na faculdade de forma mais estratégica. Veja a entrevista completa

Este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal da Fundação Estudar

Por Rafael Carvalho, do Na Prática

“Como estudante de Engenharia, eu era um aluno nota 5. Quando decidi mudar de curso e fazer Administração, passei a ser um aluno nota 10”, conta Pedro Janot. Hoje um executivo de destaque no mercado brasileiro, conhecido por ter trazido a Zara para o Brasil e sido o primeiro presidente da Azul Linhas Aéreas, quando adolescente ele não tinha ideia de qual profissão escolher. “Naquela época, as opções eram mais restritas, e eu acabei optando por seguir os passos do meu pai, que era engenheiro civil.”
Durante a graduação, porém, teve bastante dificuldade. “Para mim, o curso de Engenharia Civil era dificílimo: tinha matérias como Cálculo, Mecânica dos Fluidos, Probabilidade Estatística… Precisei fazer muito esforço para chegar até o quarto ano”, diz. O divisor de águas foi quando fez um curso de verão de Gerência de Marketing. “Descobri que poderia estudar o comportamento do consumidor, e aquilo me enlouqueceu a ponto de eu não me formar em Engenharia e me jogar em Administração.”

Para Janot, quando você está cursando o que gosta, o próximo passo é se dedicar muito aos estudos, indo além do que a universidade oferece, e ser pragmático, enxergando aplicabilidade no conteúdo aprendido. “O universitário precisa desenvolver uma visão de futuro e tentar pensar: o que esse somatório de matérias pode agregar à minha carreira lá na frente?” Já para quem está insatisfeito com o curso, ele aconselha insistir enquanto busca saídas. “É preciso se expor para encontrar um caminho novo”, diz.
Assista a outros trechos da entrevista exclusiva do Na Prática com Pedro Janot nos vídeos a seguir:
Como tomar melhores decisões de carreira?

De onde vem sua motivação no trabalho?



Por que o otimismo é importante?



Qual é o momento de mudar de emprego?



O que você valoriza no jovem profissional?



O que o esporte ensinou para sua carreira?








Nenhum comentário:

Postar um comentário