quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Aprendizado em língua portuguesa no 5° ano do EF avança 9,6 pontos percentuais em dois anos

 Monitoramento da Meta 3 do Todos Pela Educação aponta melhorias no Ensino Fundamental, mas revela retrocessos no Ensino Médio

Todos Pela Educação

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental estão avançando nos níveis de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. Em 2015, 54,7% das crianças matriculadas nessa etapa de ensino aprenderam o considerado adequado em língua portuguesa – percentual que supera em 9,6 pontos percentuais o de 2013, de 45,1%. Em matemática, 42,9% dos alunos apresentaram desempenho adequado, 3,4 pontos percentuais acima da última taxa, que era de 39,5%.
Para saber a qualidade do aprendizado dos alunos, o Todos Pela Educação criou, entre as suas cinco metas para a Educação Básica do Brasil, a Meta 3: Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano. O seu monitoramento é feito de dois em dois anos com base na proficiência dos alunos na Prova Brasil e no Saeb, avaliações aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC). O movimento considera como aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera as seguintes pontuações, respectivamente, em língua portuguesa e matemática: 200 e 255 no 5º ano do Ensino Fundamental; 275 e 300 no 9º ano do Ensino Fundamental; e 300 e 350 no 3º ano do Ensino Médio.
Já para os Anos Finais do Ensino Fundamental as notícias não são tão positivas. Apesar da melhoria, a etapa dá sinais de estagnação. Em língua portuguesa, o avanço dos alunos do 9º anos foi de 5,2 pontos percentuais (pp), de 28,7% para 33,9% – ou seja, apenas um terço dos alunos aprendeu os conteúdos da disciplina ao final do ciclo. Em matemática, apesar da queda de 0,5 pp entre 2011 e 2013, o País teve um aumento 1,8 pp de 2013 para 2015 na taxa de crianças com aprendizado adequado, indo de 16,4% para 18,2%.
Estagnação
Os dados referentes ao Ensino Médio, como acontece historicamente no Brasil, mais uma vez são alarmantes. O percentual de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa no 3º ano foi de 27,5%, patamar equivalente ao de 2013 (27,2%), já que a variação de 0,3 pp não é estatisticamente significativa. Em matemática, houve retrocesso de 2 pp: a taxa foi de 9,3% em 2013 para 7,3% no ano passado.
Todas as escolas devem garantir a  aprendizagem de todos os seus alunos. Tal compromisso está nas metas do Todos Pela Educação e também do Plano Nacional de Educação (PNE). É necessário – e urgente – que a sociedade e o poder público coloquem a Educação como a prioridade do desenvolvimento do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário