segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Cálculo me amedrontava, afirma jovem que desistiu do curso de física


"Cálculo 1 me amedrontava. Quando o professor passava lista, eu ficava chorando por dentro. Quando se desenvolvia questão na sala, ficava me perguntando o que eu estava fazendo ali. Os olhos, sempre esbugalhados, deixavam claro que eu não fazia ideia do que estava vendo."

O depoimento, compartilhado por cerca de 500 pessoas nas redes sociais, foi escrito por Caio Augusto Meneses dos Santos, 20, ex-aluno do curso de física da Universidade Federal de Sergipe.

É uma paródia de texto do colunista da Folha Gregorio Duvivier sobre seu relacionamento com a atriz e cantora Clarice Falcão.

"Foi amor à primeira vista", escreveu Duvivier. "Foi decepção à primeira vista", registrou Caio Augusto. O desapontamento ocorreu logo no início, relata. "Estudei em escola pública e achava que era bom em matemática, mas, no ensino superior, é diferente", diz. Hoje, ele pretende cursar publicidade.


Casos como o de Caio Augusto são mais comuns nas universidades privadas, mas não são difíceis de encontrar também nas públicas. Nessas instituições, aevasão é de 17% no primeiro ano dos cursos de ciências, matemática e computação e de 12% no caso de engenharia, produção e construção.
As deficiências do ensino básico desestimulam até mesmo os alunos que conseguem passar pelos concorridos vestibulares desses cursos.

"Como aluno de escolas públicas a vida toda, eu tinha muita dificuldade", afirma Vinicius Peixoto, 23, que desistiu da graduação em engenharia na UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) após três anos.

 Era frustrante ficar seis horas estudando para tirar zero em uma prova."

ProvasPara medir o desempenho dos alunos do ensino médio, o MEC realiza o Saeb a cada dois anos. São aplicadas provas de português e matemática aos estudantes do 5º e 9º do ensino fundamental e 3º do médio

Índice
As notas, combinadas com a taxa de aprovação escolar, são usadas para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um indicador da qualidade das redes de ensino e escolas

Quem participa
Todas as escolas públicas brasileiras com pelo menos 20 estudantes matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental. No ensino médio, a aplicação é por amostragem 

*Critério estipulado pelo movimento Todos Pela Educação, com base na escala do Saeb


Nenhum comentário:

Postar um comentário