A leitura é a área de melhor nota dos alunos brasileiros. Ainda assim, o país não alcança a média global para a área. Os resultados mostram que o ensino no país está estagnado desde 2012
FLÁVIA YURI OSHIMA
O Pisa (sigla em inglês para Programa de Avaliação Internacional de Estudantes), divulgado nesta terça-feira (6), mostra que os alunos brasileiros têm domínio maior nas questões de leitura do que em matemática e ciências. Ainda assim, o país não alcança a nota média, de 493 pontos, de proficiência em linguagem da OCDE(entidade que aplica o Pisa). O resultado deste ano mostra também que a qualidade do ensino da área de humanidades do país está estagnado. A nota de 407 pontos deste ano é igual à de 2012.
Para o Pisa, a proficiência em leitura significa compreender, usar e refletir sobre os textos para desenvolver conhecimento e potencial para participar da sociedade. Entre os alunos brasileiros, 51% deles estão abaixo do nível dois em leitura, patamar que a OCDE estabelece como necessário para que o estudante consiga exercer plenamente sua cidadania.
O ponto forte demonstrado pelos alunos brasileiros foi a capacidade de lidar com textos relacionados a situações pessoais como e-mails, mensagens instantâneas, blogs, cartas pessoais e textos literários. O ponto fraco foi demonstrado nas questões que envolviam o aspecto de integrar e interpretar textos. As questões de maior complexidade do teste pediam essa habilidade.
Em leitura, as meninas tiveram o desempenho maior que os meninos (o oposto ocorreu em matemática e em ciências). Alagoasteve o menor desempenho entre os estados brasileiros, com 363 pontos em leitura. O Espírito Santo ficou em primeiro lugar no ranking dos estados, com 441 pontos. Assim como ocorreu em ciências e em matemática, a rede de escolas federais teve a maior média, com 528 pontos (acima do nível OCDE), seguida da rede de escolas particulares, com 493 (exatamente a média da OCDE, seguida da rede estadual com 402 pontos.
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