quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Especial - guia das profissões

Designers ampliam atuação ao planejar momentos positivos de consumo


A atividade de design de serviços vem crescendo no mercado, mas o mesmo não ocorre no meio acadêmico: a área se limita a uma disciplina dos cursos de design no país. No exterior, já existem graduações específicas.
Consultorias e agências de design e inovação são os principais destinos desse profissional, cujo papel é desenvolver projetos usando uma lógica que observa o conjunto de produto, serviço agregado a ele e aspectos como sua comunicação e distribuição.
A proposta é que o cliente não só adquira um produto mas também tenha uma experiência consistente e agradável ao consumi-lo. E que isso gere impacto positivo para a empresa.
Um exemplo conhecido vem de uma das maiores redes de cafeterias do mundo, a Starbucks, que se propõe a ser um ponto de encontro, lugar para relaxar, ler um livro e navegar na internet. "A ideia do design centrado no usuário não é tão nova, mas está mais forte", diz Marcos Aurélio Castanha Junior, professor de design gráfico do Centro Universitário Senac.
Formado em administração, Gustavo Vieira, 25, atuava no setor de franquias e depois se direcionou para marketing e branding, área relacionada à construção de marcas. Mas, num curso, descobriu o design de serviços.
"Busquei outros cursos e acabei trocando de área", diz Vieira, que é líder de projetos na Livework, empresa com sede em Londres que oferece serviços em design, negócios e capacidade estratégica.
Nathália Camargo, 25, que está terminando a graduação em design gráfico no Senac de São Paulo, também quer enveredar pelos serviços. Para o trabalho de conclusão do curso, fez um projeto de uma escola móvel com atividades de gastronomia saudável para as crianças.
DESIGN DE SERVIÇOS
ONDE ESTUDAR
Hivelab, Istituto Europeo di Design, Unisinos
DURAÇÃO DO CURSO
De 10 semanas a 18 meses
O QUE FAZ
Estuda o serviço e realiza pesquisas com consumidores. Cria projetos detalhando seu funcionamento
SALÁRIO INICIAL
R$ 1.000 a R$ 1.500
PERFIL DESEJADO PELAS EMPRESAS
Formação em design de serviços ou design estratégico e conhecer design thinking
ONDE HÁ VAGAS
Consultorias, agências de design e grandes empresas -em marketing, inovação e experiência do usuário
VISÃO DE QUEM FAZ
"A empatia é o que nos move. Tentamos sempre nos colocar no lugar do cliente para entender o que melhoraria sua vida", Gustavo Vieira, 25, líder de projetos na Livework

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