quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Jogos de Tabuleiro no Currículo da Stance Dual

6menor
Stance
21 Setembro 2016 | 15h18

Nos últimos anos, temos presenciado um aumento no uso das novas tecnologias portáteis e as crianças naturalmente têm seguido essa tendência. Com isso, muitas vezes o grande prazer de jogar cara a cara com o outro e manipular peças acaba se tornando secundário. Diante desse panorama, há anos a Stance Dual School vem apostando em aulas de xadrez e outros jogos de tabuleiro como parte integrante do currículo escolar.

Na maioria das instituições educativas, essa prática é bem comum na pré-escola, mas quando chega o Ensino Fundamental, os currículos são carregados de conteúdos formais e as atividades lúdicas ficam restringidas aos momentos de lazer das crianças em casa. Por isso, na Stance, os jogos são trabalhados uma vez por semana, em língua portuguesa e inglesa, alternadamente, como recurso didático-lúdico, com a finalidade de contribuir no processo de aprendizagem dos alunos e procurando tornar as aulas mais prazerosas. Essas atividades são ministradas pela professora de sala e pela professora especialista, buscando sempre relacionar o jogo ao conteúdo que está sendo desenvolvido na série.  Além disso, nos horários de recreio, há um espaço unicamente destinado aos jogos e que é sempre procurado por muitas crianças ávidas para jogar a imensa variedade do acervo da escola.

A proposta de incluir os jogos de tabuleiro no currículo aumentou o repertório dos alunos e multiplicou as possibilidades de experimentarem diferentes formas de interação. Além disso, do ponto de vista didático, criou-se um excelente laboratório para desenvolver saberes extremamente necessários, mas que não são imediatamente tangíveis através do currículo formal. Os jogos proporcionam um ambiente de aprendizagem estimulante, em que os estudantes lidam tanto com desafios cognitivos como emocionais, sociais ou éticos. Nesses momentos, as crianças vivenciam no aqui e agora situações-problema e emoções (gerenciamento de recursos, gratificação adiada, uso de táticas, atenção, cooperação, harmonia, etc.) que são experimentadas brincando e que certamente se repetirão, de outras formas, no dia a dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário