sábado, 24 de setembro de 2016

Complicado.



Não sou especialista. minha analise é feita pelo olhar de um pai que acompanha a educação a 20 anos. 
Qualquer iniciativa na Educação que começa de cima para baixo, não vai funcionar. Não tem como educar por decreto ou medida provisória, é preciso que todos os envolvidos (Pais, Escolas, Professores, Autoridades e a Sociedade) participem ativamente, façam sua parte.
Vou ser direto, quem vai começar, está cursando ou terminando Ensino Médio, não muda nada, quem está em alguma dessas fases está Órfão de Educação e Orientação a algum tempo, qualquer beneficio para esses jovens deveria ter sido adotada a pelo menos 5 anos atrás. É a Chamada Geração Perdida, Geração descartável, Geração Miojo (Instantânea) que vive como se não houvesse amanhã. 
Geração que foi concebida  num momento de Euforia Econômica (histeria). Criados com falsos valores (Os pais abraçaram o Novo Velho momento, explico, como pais do seculo XVIII, onde se criavam filhos dependentes financeiramente com a finalidade controla los ) agora os jovens tem dificuldade de se encaixarem na realidade do país, por isso muitos querem estudar fora do Brasil.

A Canção Lógica
Quando eu era jovem
Parecia que a vida era maravilhosa
Um milagre
Ah era tão bonita, mágica
E todos os pássaros nas árvores
Cantavam tão felizes
Ah, alegres
Brincalhões, eles me observavam
Mas depois eles me mandaram para longe
Para me ensinarem a ser sensato
Lógico
Ah responsável, prático
E me mostraram um mundo
Onde eu poderia ser muito confiável
Oh clínico
Oh intelectual, cínico
Há momentos quando todo o mundo dorme
Em que os questionamentos são tão grandes
Para um homem tão simples
Por favor, diga-me o que
Aprendemos
Eu sei que parece absurdo
Mas por favor diga-me quem eu sou

Era uma tragédia anunciada o desempenho da Educação, o Brasil é o País da Copa, Olimpíada e Carnaval....mas nunca foi da Educação
Entraves culturais.
Tenho lido muitas comparações com países onde a educação é considerada exemplo a ser copiado.
Quando olhamos o desempenho desses países não vemos os traços culturais, nos países com melhores desempenho educacionais possuem na cultura a valorização da educação bem enraizada, muito diferente da cultura do Brasil.
Um simples exemplo respondam, quantos pais ou vocês próprio,  visitaram e ajudaram a escola onde seus filhos estudaram???? No Brasil a Sociedade não é solidaria...os pais só lembram da escola enquanto seus filhos estudam nelas.
Os pais ainda não perceberam e acho que quando perceberam será muito tarde (como diz o ditado: Os pais são os últimos a tomarem conhecimento), as autoridades, escolas e professores estão tirando o deles da reta e passando a responsabilidade para os jovens e indiretamente para os pais. 
Em 2013 conversando com alguns pais que não entendiam ou não queriam entender pq os jovens estavam indo as ruas (pais falavam que não faltavam nada para os jovens) , dizia que num futuro próximo os protestos sairiam das ruas para dentro das casas, pq faltava o principal um Futuro.



Qual É?

Vinte e cinco anos e minha vida está imóvel
Estou tentando subir aquela grande colina de esperança
Por um destino
Eu percebi logo quando soube que
O mundo era feito para essa
Irmandade dos homens (Pais)

Seja lá o que isso signifique

Pais que tem filhos no ensino básico não vão mais poder deixar para a véspera do vestibular para pensarem na Universidade dos filhos e nem terceirizar educação dos filhos  (empurrar para escolas), as escolhas dos filhos no ensino médio serão caminho sem volta (cursinho é uma revisão, quem não aprendeu não vai ser no cursinho que vai aprender) , e a responsabilidade pela escolha dos filhos serão dos pais, não vai ser das Autoridades, Escolas e Professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário