quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Especial - guia das profissões

Dados das redes se tornam aliados dos publicitários


Se a publicidade já foi baseada na persuasão, hoje ela deve ser precisa e relevante.
Para entender o que vai motivar uma compra, o publicitário conta com o Big Data, conjunto enorme de dados não estruturados -encontrados em redes sociais, em fotos e vídeos e no comportamento do consumidor até concluir a compra on-line.
"Ao estudar essas informações, você cria arquétipos, entende se o cliente é conservador ou agressivo, por exemplo, e pode fazer uma comunicação personalizada até no tom de voz", diz Rodrigo Turra, diretor da agência de marketing digital iProspect.
A ação publicitária pode vir em aplicativo, site, e-book ou posts de redes sociais.
"Quando sabemos exatamente quem é o cliente e o que ele quer, podemos trazer uma ideia criativa que não é uma peça publicitária. Pode ser evento ou uma boa oferta", diz Paulo Cunha, coordenador do curso de publicidade e propaganda da ESPM.
Esse universo digital molda o novo profissional e amplia as possibilidades de trabalho. A publicitária Fernanda Snel, 26, entrou na faculdade pensando em criação e hoje é coordenadora de SEO, área que envolve otimização de conteúdo digital. "Sempre tive interesse em pesquisa e nos resultados de uma campanha. O trabalho de SEO envolve tudo isso", diz.
Mas compreender a miscelânea de dados e traduzi-la em comunicação é só uma parte da formação de um bom publicitário "As competências básicas não mudaram. É preciso ser muito criativo, ampliar as visões de mundo e conhecer outras culturas", diz Cunha.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ONDE ESTUDAR
ESPM, PUC-MG, PUC-RS, UFG, UFPE, UFRGS, UnB, Unisinos, USP
DURAÇÃO DO CURSO
4 anos
O QUE FAZ
Pesquisa o público-alvo e define os meios de comunicação adequados para cada campanha
SALÁRIO INICIAL
R$ 1.500
PERFIL DESEJADO PELAS EMPRESAS
Capacidade de filtrar e interpretar informações variadas
ONDE HÁ VAGAS
Empresas especializadas em conteúdo corporativo
VISÃO DE QUEM FAZ
"É preciso ler muito e ter a inquietação de aprender sempre mais", Fernanda Snel, 26, coordenadora de SEO da iProspect

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