sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Ensino médio, mais uma vez, tem pior resultado do Ideb

Resultados do exame que avalia a qualidade da educação básica do país mostram que a proficiência em matemática piorou

FLÁVIA YURI OSHIMA
08/09/2016 - 18h47 - Atualizado 08/09/2016 20h13

Os últimos anos do ensino fundamental e o ensino médio continuam com desempenho abaixo do que é esperado. É o que mostra o Ideb, principal índice para medir a qualidade da educação do país, liberado hoje (8). O Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado a  cada dois anos, é calculado com base nas notas de português e de matemática e nos números de reprovação e evasão do ensino fundamental e do ensino médio.  

ensino médio foi a etapa da educação básica que ficou mais distante da meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), de 4,3 pontos. O resultado de 2015 ficou seis décimos  abaixo do que era esperado, com 3,7 pontos. A rede pública pontou no total 3,5, enquanto a rede privada ficou em 5,3. Ambos os resultados também estão abaixo do estipulado para essas redes: 6,3 para as escolas particulares e 4,0 para as públicas. Os únicos estados que tiveram um bom desempenho nessa fase foram Pernambuco e Amazonas, que atingiram a meta.
Os anos finais do ensino fundamental, do 5º ao 9º ano, ficaram a dois décimos de atingir a meta de 4,7, na média total. Tanto públicas quanto privadas foram responsáveis pelo resultado abaixo do esperado. A cidade de São Paulo ficou com média de 4,3 nessa fase, sendo que a meta para ela era de 5,3 pontos.
Os números mostram que os primeiros anos do ensino fundamental, do 1º ao 4º ano, foram a única etapa de ensino que atingiu a meta prevista para este ano. A média total dessa fase foi de 5,5 pontos. A meta era de 5,2. Ao fatiar os resultados, vê-se que as escolas estaduais tiveram melhora maior de 2013 para cá do que a rede de escolas particulares. As escolas estaduais e municipais subiram de 2013 para 2015, respectivamente, de 5,4 para 5,8 e de 4,9 para 5,3. As escolas particulares subiram apenas 1 ponto no período, de 6,7 para 6,8, ficando sem atingir a meta de 7,0 para o setor. Ainda assim, a média das escolas privadas (6,8) se mantém muito superior à das públicas (5,3). 
Matemática em declínio

Os resultados das provas mostram que os alunos do ensino médio pioraram em matemática. As notas divulgadas hoje são piores do que as de 2013, último resultado anterior a este. A média Brasil de 2015 foi de 267, em relação aos 270 pontos de 2013. Esta é a segunda queda de desempenho aferido pelo índice. Os alunos do 3º ano do ensino médio em 2011 sabiam mais de matemática do que os estudantes de hoje. O dado é alarmante. A pontuação considerada adequada em matemática para o ensino médio é 350.

Em língua portuguesa, houve uma leve melhora no ensino médio. A nota passou de 264 em 2013 para 267 na nota atual. Ainda assim, esses são valores menores do que os aferidos em 2011. A nota considerada adequada em língua portuguesa é 300.
Nenhum dos estados atingiu os resultados adequados em língua portuguesa e em matemática. No site do Inep, órgão do governo responsável pelo Ideb e pelas avaliações que compõem o índice,  é possível aferir os resultados por município. O acesso a esses dados é especialmente oportuno em fase de campanha para eleições municipais. Embora a rede municipal tenha, em média, as melhores notas de todo o ciclo, ainda há muito o que melhorar. As metas representam o mínimo aceitávelNão são o destino final. A maior parte dos candidatos não apresentou proposta detalhada do que pretende fazer para aprimorar o desempenho da educação em suas cidades.

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