Últimos anos do ensino fundamental e ensino médio ficam abaixo da meta do Ideb, diz MEC
O MEC divulgou nesta quinta-feira o Ideb. O Ensino Fundamental 2, que vai do 6º ao 9º ano, não alcançou a meta de 4,7 e ficou com índice de 4,5. Já o Ensino Médio tinha uma meta de 4,3 e, pelo segundo Ideb consecutivo, ficou com índice 3,7.
Os últimos anos do Ensino Fundamental e o Ensino Médio do país não atingiram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, divulgado pelo Ministério da Educação. O Ensino Fundamental 2, que vai do sexto ao nono ano, não alcançou a meta de 4,7 e ficou com índice de 4,5. Já o Ensino Médio tinha uma meta de 4,3 e, pelo segundo IDEB consecutivo, ficou estagnado com o índice de 3,7.
Por outro lado, o Ensino Fundamental 1, que vai do primeiro ao quinto ano, superou a meta de 5,2 e apresentou um resultado de 5,5.
Com relação às unidades da federação, Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal não cumpriram a meta dos anos iniciais do ensino fundamental. Para os anos finais do Ensino Fundamental, no entanto, apenas cinco estados cumpriram a meta fixada – Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Ceará e Goiás. No Ensino Médio, o cenário é o mais preocupante – apenas dois estados alcançaram a meta: Amazonas e Pernambuco.
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota dada pelo ministério da Educação para o desempenho do ensino básico do país. O índice é divulgado a cada dois anos. Os dados divulgados hoje pelo MEC correspondem ao ano de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário